Hoje me questionaram novamente com a clássica pergunta: “Mas… a quanto tempo você tem seu cabelo assim?!! É difícil de cuidar???” Sempre tenho a maior paciência de explicar, então resolvi postar aqui também algumas dicas bacanas de como ter, manter e CUIDAR do seu cabelo super colorido! :D

Aos que não sabem, meu cabelo é dessa cor aqui ó:

E eu pinto o cabelo desde a oitava série… ou seja: tenho quase 10 anos de cabelos coloridos e que já passaram por tudo conté cor! \o/

Manter o cabelo colorido requer paciência, força de vontade de muitas toalhas de cor escura. Aqui então tem algumas dicas do que eu faço para cuidar do meu, manter a cor e também retocar as cores.

Deixar o cabelo sujo

Sim, eu sei que é desagradável, mas é algo que vale muito a pena quando se vai pintar o cabelo. Imagine que seu cabelo é composto de queratina, aquela palavrinha mágica que aparece nos shampoos e condicionadores para salvar seu cabelo das malvadas pontas duplas. Agora imagine que, se o seu cabelo fica oleoso, é porque tem excesso de queratina nele, por isso ele sempre fica mais liso e mais pesado quando sujo.

Normalmente a química no cabelo sempre danifica o fio, e se ele estiver completamente limpo, a química penetra muito mais nele e, em vez de ajudar no processo, só piora. Piora no sentido de seu cabelo ficar mais fraco e ter mais chances de quebrar no pós-química.

Deixe seu cabelo sujo para pintar o cabelo, sempre. O fato dele ficar oleoso ajuda a quebrar um pouco os efeitos nocivos da química,  protegendo o fio e sem perder o resultado final :).

Testar o descolorante e a água oxigenada

Sim, teste, e não me refiro somente ao teste de contato. Pegue um fio de cabelo, passe um pouquinho do produto e teste para ver se seu cabelo aguenta a química e principalmente: se ele não vai apodrecer e virar uma borracha. Parece bem macabro isso mas acontece MUITO se você não tomar cuidado. Uma descoloração mal planejada em um cabelo com química anterior tem um risco gigantesco de ficar elástico, sem vida…. e aí haja hidratação e cuidado para conseguir aguentar sem cortar.

Muitas vezes, é melhor escolher entre um descolorante mais fraco e ter seu cabelo inteiro do que arriscar colocar logo o mais forte e perder o cabelo.

Como descolorir sem fazer feridas.

O nosso couro cabeludo é extremamente sensível e se você deixar um descolorante muito forte em contato por muito mais que 10 minutos, além da sua cabeça começar a fritar (não, não foi uma piada), ela vai fazer bolhas de água, pois a sua pele não vai aguentar.

O melhor método que eu encontrei até hoje para descolorir foi aplicar no cabelo, deixando pelo menos alguns centimetros da raiz, e, quando estiver quase na cor desejada para o fio, puxar para a raiz, tomando MUITO cuidado em não deixar sua cabeça esquentar demais. Se sentir que está começando a arder, lave na hora.

As vezes queremos ser fortes e fazer de conta que não está doendo tanto, porém seu couro cabeludo não é tão forte assim e pode ter certeza, que os dias seguintes são bem ruins e dolorosos. (Sim, já deixei uma vez e chorei por 1 semana para pentear o cabelo :( )

15 ou 40?

Se você pretende pintar seu cabelo com tonalizantes coloridos, como é o meu caso, os fabricantes sempre deixarão como instruções para você a utilização do produto por 15 minutos e então enxaguar. ba-le-la. Contanto que seja tonalizante, ou seja: não contenha amônia, pode deixar pelo menos 40 minutos. Eu normalmente deixo cerca de 1 hora, para fixar mesmo a cor :).

Nem sempre o mais barato é o melhor.

Escolha uma marca de sua confiança. Já utilizei tinturas de diversas marcas, das mais caras as mais baratas, porém até hoje continuo utilizando as da Alfaparf. Para quem usa cores diferentes do normal no cabelo, a linha da Jeans Color é a que eu sempre uso e recomendo :). A Wella, Italiacolor e umas outras também são muito boas, porém pense bem antes de colocar qualquer tintura no seu cabelo.

Tintura está longe de ser brincadeira, e se você errar vai ter que esperar seu cabelo crescer novamente até trocar a cor definitivamente. Pintar em cima também é uma boa idéia, contanto que você não descolora novamente. Seu cabelo já sofre demais toda vez que você descolore, então é bom ter bom senso :).

Na escolha dos produtos certos

Quando você tem o cabelo colorido, invista sempre nos shampoos e condicionadores sem sal e com o ph balanceado. Acredite, fazem toda a diferença. Os shampoos anti resíduos, ou os com muito sal na formula deixam seu cabelo mais seco e sem vida. Além de tirarem a cor em muito menos tempo.

Uma boa máscara para hidratação também é uma ótima pedida. Toda vez que for lavar o cabelo, deixe ela agindo por uns 5 minutos :). Ajuda bastante a manter o seu cabelo vivo e sem a aparência de quebrado.

Se você for uma adepta de secador e chapinha como eu, use reparadores de ponta de silicone. Fazem toda a diferença, além de hidratar um pouquinho seu fio, após todo o sofrimento que o coitado recebeu para ficar liso. rs

Hidratação como religião

Essa é a chave pro cabelo colorido não ficar detonado. Pelo menos uma vez por semana, separe 1 hora da sua vida, pegue seus hidratantes favoritos, passe no seu cabelo e use uma touca térmica. Se você não tiver uma, simplesmente coloque uma touca de plástico e deixe agir por pelo menos meia hora. Ampolas de vitamina são ótimas para ajudar seu cabelo a parecer saudável, e tratamentos naturais alternativos também. Certa vez utilizei babosa e um bom hidratante, com touca termica :). Meu cabelo ficou muito mais macio e gostoso de mexer depois! hihi

Não se esqueça também de pentear com pente fino quando estiver hidratando, assim ajuda o creme a espalhar melhor entre os fios :)

“WOHOL, pintei! :D e agora?!”

Normalmente, quando eu pinto o cabelo, eu espero uns 3 a 4 dias sem lavar. O motivo é simples: Quanto mais tempo a tintura fica no fio, mais ela adere e, por consequência, demora mais a sair. Seu cabelo sempre vai desbotar nas lavagens, porém ele tende a durar um pouco mais se você deixar ele absorver bem a tinta :).

Evite prender o cabelo também nos primeiros dias, pelo menos até o fio se recuperar um pouco. Elásticos de cabelo quebram demais o fio e eles podem danificar ainda mais quando o fio está “recém colorido”.

Se você pintar o cabelo de vermelho, se prepare para trocar as fronhas de seus travesseiros por cores escuras. Ele vai manchar tudo que for de cor clara por pelo menos 2 semanas.

E quando for retocar, faça uma boa hidratação uns dias antes. Isso vai deixar seu fio mais forte para aguentar bem a química :).

Espero que essas dicas ajudem vocês a se encorajarem a ter um cabelo colorido. Se você tiver alguma dica legal de hidratação ou mesmo de tintura, manda pro contato@tudodimenina.com.br que eu terei todo o prazer do mundo em testar e postar aqui! :D

beijos